Reajuste Unimed 2023
Prezados associados,
É com o intuito de manter a transparência e a comunicação eficiente com todos os beneficiários do plano de saúde Unimed da ASIFRN que informamos sobre o reajuste anual do contrato vigente.
Anualmente, a Unimed propõe um percentual de reajuste com o objetivo de manter a estabilidade do contrato, considerando diversos fatores. Este cálculo leva em conta os percentuais de sinistralidade do contrato no último ano, a meta do ponto de equilíbrio, o índice técnico quando a sinistralidade excede o ponto de equilíbrio e o índice financeiro, que leva em consideração a variação anual dos custos e despesas assistenciais.
Inicialmente, a Unimed propôs um reajuste de 15,50% (quinze inteiros e cinquenta centésimos por cento), índice determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os reajustes de contratos de pessoa jurídica.
Após negociações da ASIFRN, considerando que a sinistralidade do contrato ficou ligeiramente abaixo da meta do ponto de equilíbrio, a Associação fez uma contraproposta de 3% (três por cento). Entretanto, a Unimed não aceitou e apresentou uma nova proposta de correção de 9% (nove por cento). Novamente, a ASIFRN buscou negociar, oferecendo um reajuste de 4% (quatro por cento), que foi recusado pela Unimed, que propôs, então, uma correção de 7% (sete por cento). Diante disso, a Associação enviou uma nova proposta de reajuste de 4,50% (quatro inteiros e cinquenta centésimos por cento), que também não foi aceita pela operadora.
Após intensas negociações, o reajuste finalmente foi definido em 6% (seis por cento), mantendo as tarifas do SOS e do Aero Unimed inalteradas.
Para os associados que realizam o pagamento por meio de consignado em contracheque, informamos que emitiremos um boleto, que poderá ser acessado pelo portal do associado (https://asifrn.associados.online/), com o valor da diferença do reajuste referente a outubro de 2023. A partir da folha de outubro, paga em novembro de 2023, o novo valor reajustado será consignado automaticamente em contracheque.
Para os associados que pagam o plano de saúde por débito automático, os valores serão debitados no mês de outubro já reajustados. O mesmo procedimento será aplicado aos associados que efetuam o pagamento por meio de boleto bancário, que serão emitidos com o novo valor reajustado.
A ASIFRN está comprometida em continuar buscando as melhores condições para seus associados e manter a qualidade dos serviços de saúde oferecidos.
Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
Atenciosamente,
Diretoria da ASIFRN